Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Fechar

Metodologia SMART: O que é e como melhor utilizá-la

A Metodologia SMART é amplamente utilizada para estabelecer objetivos claros e estratégicos no ambiente profissional. Empresas e profissionais adotam essa abordagem para assegurar que as metas sejam não apenas desafiadoras, mas também realizáveis e relevantes.

Essa metodologia poderá ser utilizada em vários contextos, como: gestão do desempenho, planos de desenvolvimento, mentoria, coaching e gestão de carreiras.  Ao definir metas SMART para o desenvolvimento de habilidades ou para a progressão de carreira, os profissionais podem criar um caminho claro e estruturado para alcançar suas aspirações. Isso também facilita a mensuração do progresso e a realização de ajustes quando necessário.

O primeiro passo para se definir qualquer projeto é ter a clareza de onde se quer chegar. E tão importante quanto isso, deve-se definir o caminho que será percorrido para se chegar lá. Funciona como um mapa, que transforma um objetivo abstrato em uma realidade concreta, mensurável e atingível.

Um plano de ação é um documento que lista quais etapas devem ser seguidas para atingir um objetivo específico. Seu propósito é definir o passo a passo, especificar recursos materiais e humanos, criar um cronograma detalhado de tarefas e metas mensuráveis, para que objetivo final seja alcançado com sucesso.

O desmembramento do plano em pequenos passos também pode facilitar o acompanhamento do progresso. Assim como na fase de definição de objetivos, a metodologia SMART pode ser muito útil na definição do plano de ação, pois cada uma das fases do projeto deve ter estas características:

                                                                    S - Específico

                                                                    M - Mensurável

                                                                    A - Atingível

                                                                    R - Relevante

                                                                    T – Temporal.

O acrônimo SMART representa cinco critérios essenciais que devem ser considerados ao definir um objetivo:

S Específica - A meta deve ser clara e específica, sem ambiguidades. Um objetivo específico responde às perguntas: Quem? O quê? Onde? Quando? Por quê? Quanto mais específica, menor o risco de más interpretações. O que eu quero com essa meta? Quem é responsável por ela? Onde ela deve ser realizada? Como ela será atingida? Por que ela existe?

M Mensurável - A mensuração é fundamental. A meta precisa ser quantificável para que o progresso possa ser monitorado. Deve ser possível medir o sucesso da meta através de indicadores claros. Quanto é o resultado esperado da minha meta? Quanto tempo será necessário para realizá-la?

A Atingível – Tenha certeza de que será possível atingir o resultado esperado. Analisar o seu histórico e dizer se a meta é atingível. Conversar com a equipe/pessoa responsável e verificar se é algo factível. Deve ser realista e alcançável, levando em consideração as capacidades e recursos disponíveis. É importante que o objetivo não seja tão fácil a ponto de não apresentar desafios, mas também não tão difícil que se torne desmotivador.

R Relevante - A meta deve ser relevante e alinhar-se com os objetivos maiores do indivíduo ou organização. Deve ser significativa, ter um propósito claro e impactar diretamente o seu negócio de modo que você consiga provar facilmente que trouxe algum tipo de resultado. Alguns exemplos são: aumento de faturamento, número de clientes e diminuição de custos.

T Temporal - Uma meta sempre deve estar associada a um período de tempo em que ela deverá ser realizada. Revise a meta com a equipe/pessoa a cumpri-la e verifique se o prazo está condizente com a realidade. Quanto mais específica, menor o risco de más interpretações.

A Versatilidade da Metodologia SMART

O poder da Metodologia SMART não se limita ao mundo corporativo; ela também pode ser aplicada com grande eficácia na vida pessoal. Quer se trate de estabelecer metas para a saúde, educação, finanças ou desenvolvimento pessoal, SMART oferece um framework que ajuda a transformar intenções vagas em planos de ação concretos.

Da mesma forma, a metodologia pode ser aplicada para melhorar habilidades pessoais, como aprender um novo idioma, desenvolver uma nova habilidade artística ou até mesmo melhorar a gestão do tempo. Ao aplicar SMART, o indivíduo não apenas define o que deseja alcançar, mas também cria um plano claro e estruturado para alcançar esses objetivos.

A adoção da metodologia traz uma série de benefícios como clareza e foco, motivação e comprometimento, ajuste e avaliações, garantindo que o objetivo final esteja sempre ao alcançável.

Auxiliamos nossos clientes no estabelecimento de plano de ações e metas para seu desenvolvimento e aprimoramento profissional.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e vamos conversar a respeito!

We4You – Consultoria Especializada em Carreiras.

Christianne Sauá Fundadora e Diretora Associada