Os desafios do ano de 2020 foram muitos, assim como o
aprendizado, e perdurará para 2021.
Recentemente, a We4You teve a oportunidade de conversar com
3 renomadas profissionais de RH: Marcela Berretta, People & Culture Manager
da Pronutrition; Mileny Lara, RH Manager da Eaton; e Renata Cabral, Talent
Acquisition Lead e HR Business Partner da Kerry.
Durante o nosso descontraído bate-papo online, percorremos
sobre como foi 2020 nos segmentos de mercado em que elas atuam, como o
departamento de RH se posicionou diante de tantas adversidades e qual a visão
que elas possuem para 2021.
Com toda certeza, os profissionais de
RH se reinventaram e conquistaram mais espaço ainda, tornando-se peças
fundamentais nas tomadas de decisões das empresas. E, acima de tudo, é visível
que fazer uma gestão com propósito faz do RH uma área estratégica e
diferenciada.
O mercado demonstra sinais de aquecimento e as contratações estão
voltando com força.
Convido você a ler essa matéria logo abaixo e depois compartilhar
conosco como foi o seu ano de 2020 e qual a sua visão para 2021.
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Este ano de 2020 foi extremamente intenso e, segundo Renata Cabral, todos puderam entender o significado e vivenciar na pele o termo “Mundo Vuca” (Volatility, Uncertainty, Complexity and Ambiguity). Por um lado, houve inúmeras dificuldades a serem ultrapassadas. Por outro lado, surgiram grandes oportunidades e o aprendizado superou quaisquer expectativas imaginadas anteriormente.
O prefixo “re“ foi utilizado inúmeras vezes: repensar, reinventar, reaprender, reavaliar, reiniciar, reestruturar... As decisões e aprovações tomaram um “empurrão” e se tornaram rápidas como nunca visto antes. Não houve a possibilidade do não agir, foi preciso adequar-se à realidade imposta para proteger a saúde e segurança de todos.
“Mesmo diante de um cenário adverso e atípico, com uma crise
pandêmica que alterou a dinâmica de todos os setores econômicos, a Eaton desde
o início manteve-se firme nos seus objetivos e aproveitou oportunidades nos
segmentos que se destacaram durante o momento, como o agronegócio e o
mercado de reposição. Além disso, fomos capazes de lidar com as quedas de
volume por meio das medidas governamentais, garantindo a manutenção dos
empregos.”, comentou Mileny Lara.
Marcela Berretta dividiu conosco que o segmento de alimentos
e bebidas funcionais não teve queda brusca neste ano, pelo contrário. Estudos
de tendências e percepção indicam que as pessoas estão cada vez mais
conscientes de que uma alimentação saudável é importante para ampliar a
qualidade de vida e a saúde física e mental. “A Pronutrition tem em seu DNA,
enquanto negócios, oferecer ao mercado um portfólio de produtos que una funcionalidade
e sabor, levando saúde aos consumidores. Neste ano crescemos nosso quadro de
colaboradores de forma sustentável e fortalecemos o nosso modelo de negócios
B2B como um hub de inovação e parceiro estratégico para o desenvolvimento e
lançamento de produtos por outras empresas”, nos contou.
O impacto do canal de food service (toda alimentação que se
faz fora de casa, ex.: restaurantes, cafés, lojas de conveniência) mexeu com um
setor até então considerado inabalável. Renata comenta que, em contrapartida, os
negócios B2B (soluções desenvolvidas para a indústria de alimentos e bebidas) tiveram
um impacto positivo e ótimos retornos. “A pandemia fez com que as pessoas
tomassem gosto por cozinhar em casa, tornando-se uma alternativa de lazer e uma
forma de desestressar. Até eu mesma, que era mais da turma do comer, me
arrisquei em algumas receitas da minha avó”, complementou.
De fato, a gastronomia passou a ser uma descoberta para
muitos que se aventuraram em novas receitas, novos sabores, ingredientes,
formulações naturais e formas de preparo. A comida passou a ser vista como um
“acolhimento emocional” que proporciona uma sensação de plenitude e prazer. A
neurociência explica como alguns alimentos
influenciam na qualidade de vida das pessoas.
Dependendo da estrutura e cultura organizacional, cada empresa determina qual é o papel e a extensão das responsabilidades do departamento de Recursos Humanos. Este ano foi perceptível a mudança de mindset das empresas e como elas abriram espaço ao protagonismo dos profissionais de RH, que deixaram de ser reativos e passaram, efetivamente, a serem chamados para se envolverem nas tomadas de decisões. Outras organizações que já possuíam esta cultura se beneficiaram ainda mais com o profissional de RH alinhado com outros gestores multidisciplinares para avaliar, aprovar e agilizar as ações necessárias para a melhoria contínua dos negócios.
Entre tantas necessidades e prioridades que os profissionais de RH encararam no decorrer do ano, podemos destacar algumas delas:
- - Tornar-se cada vez mais rápido e digital, adquirindo
conhecimento contínuo;
- - Compreensão dos riscos e agilidade na implementação de
medidas de controle e distanciamento social;
- - Desenvolvimento de competências como empatia, ownership,
criatividade e raciocínio lógico;
- - Rápida adaptação do Policies & Procedures para suprir
as determinações inerentes da pandemia;
- - Avaliação e aprovação de um novo pacote de jornada
flexível;
- - Gestão da saúde física e mental das lideranças e
colaboradores;
- - Manutenção do engajamento entre gestores e equipes;
- - Alinhamento dos objetivos estratégicos da empresa com os
objetivos dos departamentos e individuais;
- - Ampliação da colaboração entre os diversos setores da
empresa;
- - Utilização de uma comunicação rápida, transparente e assertiva
com o uso de ferramentas digitais;
- - Implantação de recursos tecnológicos, visando obter
melhores resultados;
- - Aplicação de processo de recrutamento & seleção
totalmente online.
- - Criação de treinamentos de capacitação, tanto técnicos como comportamentais; e
- - Eliminação de desperdícios e redução de custos para alavancar os resultados financeiros.
Dentro da redução de custos, dois pontos merecem destaque: a
diminuição de viagens corporativas e da participação em eventos presenciais,
ambas as ações foram substituídas, em grande parte, pelas reuniões virtuais.
Sem dúvida existem momentos em que a presença física é imprescindível, nesses
casos é feito uma avaliação rigorosa para posterior aprovação. Essa mudança,
além de economia, gera benefícios para o meio ambiente, pois reduz as pegadas
de carbono.
Uma ação muito interessante desenvolvida pela Eaton foram os
treinamentos de coaching, com várias rodadas durante o ano. “O intuito foi dar
suporte às lideranças para que a conexão emocional na criação de vínculos
continuasse acontecendo mesmo em momentos de crise e distanciamento, através de
feedbacks e desenvolvimento de talentos.”, nos disse Mileny.
A Renata dividiu conosco que a Kerry está se reorganizando para
a volta gradual das atividades no escritório corporativo. “Estamos pensando em
todos os detalhes e a melhor forma de acolher os nossos colaboradores quando
retornarem.”
“Para nós da Pronutrition, foi importante focar na aquisição
de novos benefícios relacionados à saúde do colaborador. Incorporamos horários
flexíveis para os que podiam fazer home office e desenvolvemos eventos
corporativos para engajar e manter o time unido mesmo com as barreiras físicas.”
Contou Marcela.
Outro fator de grande relevância para a Pronutrition é a
cultura colaborativa e a melhoria contínua presente em seu planejamento estratégico
e em todos os seus projetos. Marcela está cada vez mais se aprofundando nas metodologias
digitais Agile, Design Thinking, PDCA, Ciclo de Gestão da Falconi e incentiva o
protagonismo dos colaboradores. “Dessa forma, eu me aproximo cada vez mais da
estratégia de negócios automaticamente. Pessoas foram e continuam sendo um dos
pilares estratégicos para 2021” afirmou Marcela.
Uma das tendências muito comentadas entre os RHs é sobre
como ficará a política de flexibilidade de trabalho para o ano que vem. Algumas
empresas já haviam implementado uma vez por semana o home office e agora estão
fazendo benchmark para avaliar a inclusão de mais dias na semana.
As três profissionais se declaram otimistas inveteradas,
acreditam que o pior já passou e que o aprendizado foi imenso. Muitas
competências novas foram desenvolvidas e serão utilizadas plenamente no ano que
vem. Outra opinião em comum é a de que o distanciamento social humanizou mais
as relações. Parece até contraditório, mas “entrar na casa” dos colegas de
trabalho, dos clientes, fornecedores e, às vezes, conhecer seus entes queridos
e pets, aproxima demais as pessoas.
“Falando de negócios, tenho também uma perspectiva positiva
para 2021”, comentou Renata e continuou: “aprendemos a viver de uma nova forma
e o próprio business procurou maneiras diferentes para performar e já estamos
colhendo os frutos. As margens de lucro aos poucos estão voltando, o comércio
está sendo reaberto e essa crise toda ajudou a destacar os profissionais que agem
e fazem parte da solução. Eu projeto para 2021 um mercado mais seguro em termos
de aspirações de carreira. Isso faz crescer os negócios, traz profissionais com
novas experiências, movimenta internamente e coloca cada um performando na sua
plenitude. Aqui na Kerry, valorizamos o profissional integralmente e queremos
que todos evoluam.”
Na perspectiva da Mileny: “O mercado automotivo tem
demonstrado tendência de recuperação em 2021 e, portanto, a Eaton vislumbra
acompanhar essa evolução. Aceleramos e intensificamos a nossa experiência
com trabalho remoto, comprovando que não há perdas em performance. Por isso, em
2021 estamos ainda mais preparados para experimentar o novo e ter um time mais
unido e motivado por todos os desafios vencidos nesse ano.”
Uma visão muito concreta que a Marcela compartilhou conosco:
“precisamos de pessoas que sonhem com a gente, que se sintam pertencentes à
empresa. Tem tudo a ver com nosso modelo de negócio, com nossa cultura de
FoodTech, de uma Startup. É incrível quando percebemos essa compatibilidade,
esse “casamento” entre os valores das pessoas, o que elas acreditam, seus
propósitos de carreira e de vida alinhados com o propósito e valores da nossa
empresa. Quando existe essa sinergia forte, sim, o resultado e o crescimento é
para todos, crescemos juntos de fato. Eu acredito muito no poder das conexões e
participar de grupos colaborativos, de ecossistemas de negócios e de inovação,
incorporar mais repertórios para a nossa área de RH nos fortalece cada vez
mais.”
Olhando para trás fica até difícil de acreditar nas coisas
que aconteceram neste ano e o melhor de tudo são as inúmeras conquistas que
tivemos. Para a equipe da We4You não foi diferente, nos adaptamos as necessidades
e exigências da situação como um todo. Passamos a atender exclusivamente os
nossos clientes online, rimos, choramos e celebramos juntos muitas
recolocações, algo que parecia impossível quando a pandemia se tornou a
principal pauta nas agendas dos RH's.
Indiscutivelmente, 2020 ficará marcado para sempre na História.
Diante de tantos desafios a humanidade pode ampliar a consciência, a colaboração
mútua, a preocupação com o bem estar e saúde física e mental de TODOS. Vamos
juntos construir um 2021 muito melhor!!!
Deixamos aqui uma pequena reflexão: ano de 2020
Margarete Rocha
Diretora Associada