- Recentemente, recebemos de um cliente muito especial a dica de um vídeo do Leandro Karnal, o qual ele compartilha um pouco sobre questões ligadas a liderança e consequentemente as habilidades que os líderes precisam ter para fazer uma boa gestão de pessoas.
Diariamente, novos desafios chegam à mesa de líderes de todos os setores e tamanhos de empresas. Afinal, as transformações se aceleram e as demandas dos colaboradores se individualizam. Qualidade de vida, propósito, flexibilidade, saúde-mental. Cada vez mais, as pessoas levam em conta critérios pessoais ao bater o ponto.
Lidar e liderar com essas questões exige uma nova postura e depende cada vez mais de uma combinação equilibrada de diversas competências. Entre essas estão a capacidade de aprender novas habilidades (learnability), as habilidades interpessoais (soft skills), as habilidades técnicas específicas (hard skills) e as habilidades-chave para o sucesso (power skills). Este artigo explora como essas quatro dimensões interagem e se complementam, oferecendo uma visão integrada sobre como elas podem ser desenvolvidas e aplicadas para alcançar um desempenho profissional excepcional.
Em primeiro lugar temos Learnability, que é a habilidade de um indivíduo aprender continuamente e de forma proativa. Ela refere-se à capacidade e disposição de aprender novas habilidades e conhecimentos ao longo da vida.
Em um mercado de trabalho em constante evolução, a learnability se tornou um atributo altamente valorizado. Profissionais com essa alta capacidade são aqueles que não apenas absorvem novas informações de maneira eficiente, mas também aplicam esse conhecimento de forma adaptativa. Ela envolve a habilidade de reconhecer quando novas habilidades são necessárias e buscar ativamente o aprendizado para atender a essas demandas. Ela então, é a primeira base para o desenvolvimento contínuo das demais competências – as hard e soft kills.
De forma resumida, as hard são todas as competências técnicas que um profissional adquire através de uma educação formal, como cursos, treinamentos e experiências de trabalho. Elas são específicas a determinados cargos ou setores e podem ser facilmente mensuradas e verificadas. Como por exemplo:
Conhecimentos em contabilidade;
· Habilidades
em programação;
· Certificações
em gestão de projetos e;
· Domínio de
idiomas estrangeiros.
Essas habilidades são essenciais para a execução de tarefas técnicas específicas e são frequentemente exigidas como requisitos mínimos para certas posições.
Por outro lado, as Soft Skills referem-se às habilidades interpessoais e características comportamentais que influenciam como uma pessoa interage com os outros e lida com desafios. E podemos destacar alguns exemplos, como:
· Inteligência
emocional;
· Comunicação
eficaz;
· Liderança e trabalho em equipe;
· Resolução de conflitos e Adaptabilidade.
Desenvolver e equilibrar hard e soft skills é fundamental para o sucesso no ambiente de trabalho. E é com a junção dessas três competências — learnability, hard skills e soft skills — que se formam as Power Skills. Elas são as habilidades essenciais que combinam o melhor das competências técnicas e comportamentais, junto com a capacidade de aprender e se adaptar-se rapidamente.
No mercado de trabalho atual, onde a mudança é constante e as demandas são multifacetadas, possuir power skills é crucial para qualquer líder, pois elas permitem que eles sejam eficazes em diversas situações, desde a resolução de problemas complexos, até a motivação e gestão da equipes nos dias de hoje.
Mas
como podemos adquirir essa habilidade?
Para
isso, líderes devem investir em diversas frentes, como por exemplo:
• Buscar
e aceitar feedback regularmente, além de se autoavaliar para identificar áreas
de melhoria;
• Aplicar
as habilidades em contextos reais e aprender com a prática diária.
• Participar
de programas de mentoria e coaching, que possam oferecer orientação e suporte
no desenvolvimento de habilidades complexas e;
• Participar
de cursos, workshops e treinamentos que desenvolvam tanto habilidades técnicas
quanto comportamentais.
Líderes eficazes aprendem e
se adaptam continuamente, inspirando suas equipes a alcançar resultados
significativos. O objetivo é refletirmos que tipo de líder queremos ser, e o
que estamos fazendo para transformar as organizações e a vida dos colaboradores.
Segundo o relato de Karnal
no vídeo abaixo: “Você que é líder, quando chega ao escritório, deixa o time
feliz? Ou sua chegada é motivo de suspiros e viradas de olho?”.
Na We4You, acreditamos que
investir em habilidades, no seu desenvolvimento e principalmente em você, é
essencial para criar ambientes de trabalho saudáveis e produtivos. Estamos
comprometidos em preparar líderes para enfrentar os desafios atuais e futuros,
transformando suas organizações e a vida de seus colaboradores.
Quer conhecer nossos serviços para líderes que desejam aprimorar suas competências técnicas e interpessoais? Entre em contato conosco!