Existem
os Protagonistas e os Coadjuvantes da sua própria história, vida e carreira.
Conheço vários Protagonistas e fico me perguntando o que estas pessoas têm que
as tornam tão especiais?
Explicando um pouco mais, digo que observo 2 tipos de pessoas:
Uma atribui a responsabilidade do seu sucesso a fatores externos, e se posiciona como um coadjuvante de uma história ditada por outros fatores, como: economia, crises, mercado de trabalho, gestor etc.
E o outro tipo, atribui a responsabilidade do seu sucesso a fatores internos, ou seja, o indivíduo assume o controle, acredita que pode mudar seu destino e sabe que o resultado vem do seu próprio esforço. Se tem algo errado pensa: “O que posso fazer para mudar a situação?” E vai atrás.
Protagonismo é se responsabilizar, assumir o comando, controle da sua vida / carreira e consequências das escolhas.
Algumas características e comportamentos de profissionais protagonistas incluem:
Autodesenvolvimento: Estão constantemente buscando aprender e aprimorar suas habilidades, tanto técnicas quanto comportamentais. Isso pode incluir a participação em cursos, workshops, leitura de livros, busca por mentores e networking.
Autoconhecimento: Buscam constantemente entender melhor seu perfil e sua tendencia comportamental, interesses, crenças que impulsionam e que limitam, competências técnicas / comportamentais e valores.
Autonomia: Assumem a responsabilidade por sua própria carreira e não dependem exclusivamente de seus empregadores para orientação ou progresso. Definem metas claras e tomam medidas para alcançá-las.
Resiliência: Se fortalecem nas adversidades, não desistem facilmente e buscam por seus ideais. Tem flexibilidade e se adaptam com mais facilidade as mudanças.
Iniciativa: Possuem uma postura proativa e não esperam que as oportunidades lhes sejam apresentadas. Buscam ativamente novos desafios, projetos e responsabilidades que possam impulsionar seu crescimento profissional.
Networking: Constroem e mantêm uma rede de contatos profissionais, buscando relacionamentos que possam trazer benefícios mútuos. Eles participam de eventos, conferências e grupos de interesse para expandir suas conexões.
Adaptação: Estão dispostos a se adaptar às mudanças do mercado de trabalho e a buscar novas oportunidades. Entendem a importância de acompanhar as tendências e desenvolver habilidades relevantes em um ambiente em constante evolução.
Visão de longo prazo: Possuem clareza sobre seus objetivos de carreira a longo prazo e trabalham de forma consistente para alcançá-los. Eles podem estabelecer metas intermediárias e criar planos de ação para progredir em direção a essas metas.
Existem 2 estudos interessantes: Um deles é do psicólogo americano de Harvard, David MC Clealland de 1982. E o segundo de Napoleon Hill, o qual até originou o livro a Lei do Triunfo, os quais ambos concluem que: “Pessoas de sucesso na vida pessoal e profissional, acreditam que elas próprias sejam as principais responsáveis por quase tudo que lhes acontece”.
Caso você, com a leitura deste artigo, identificou que não está sendo um protagonista, saiba que isso pode mudar! Sua mente é sua melhor amiga, mas também pode ser sua inimiga.
Sem que perceba, os SABOTADORES não detectados na sua mente provocam a maior parte dos empecilhos na sua vida.
Um
trabalho profissional poderá ajudá-lo neste autoconhecimento, fazendo com que
você conheça seus sabotadores e ajude a trilhar caminhos sem medos e com
grandes realizações.
Para contribuir ainda mais, uma dica de leitura é o livro Inteligência Positiva, de Shirzad Chamine – CEO de uma das maiores organizações de treinamento de coaches do mundo. Nele, o autor afirma que apenas 20% das pessoas alcançam seu verdadeiro potencial e isso se deve ao processo de sabotagem da mente humana.
Os sabotadores internos estão sempre em atividade, mas é possível identificá-los e assim enfraquecê-los, melhorando significativamente a ação do cérebro a nosso favor. Por meio do conceito de inteligência positiva (QP na sigla em inglês), é possível avaliar a porcentagem do tempo em que a mente humana atua como aliada e não como sabotadora.
A Inteligência Positiva combina conhecimentos da neurociência, psicologia positiva, ciência organizacional e liderança para desenvolver e alcançar o potencial máximo, tanto para o sucesso profissional como para a realização pessoal. Além de apresentar técnicas para desenvolver novos “músculos” cerebrais na execução de tarefas rotineiras.
O protagonismo de carreira é cada vez mais valorizado em um mercado de trabalho competitivo e em constante mudança. Profissionais que assumem o controle de suas carreiras têm maior probabilidade de alcançar satisfação profissional, crescimento pessoal e sucesso a longo prazo.
Caso queira entender como o Protagonismo impulsiona a sua Trajetória de Carreira, entre em contato com nossos Consultores de Carreira.
Deu vontade de saber mais sobre o que conversamos? Assista a Live na integra em https://youtu.be/MSPWIyGuGHY