Para se manterem competitivas, sustentáveis e gerar bons
resultados, as empresas precisam quebrar paradigmas, evoluir e adaptar-se às
novas realidades do mercado. Com a turbulência mundial, a necessidade de
processos digitais foi intensificada exponencialmente, dentro e fora das organizações.
Mesmo as empresas mais tradicionais tiveram que ceder espaço para a introdução
de novas práticas e fazer investimentos em inovações tecnológicas. Do outro
lado, as empresas que seguem as tendências de mercado tiveram mais
tranquilidade para integrar-se às novas rotinas.
Os Profissionais de Recursos Humanos desempenham um papel fundamental
nesta evolução, atuando de forma estratégica e conectando todas as áreas para
desenvolverem um trabalho mais cooperativo e sincronizado. Responsáveis por
fazerem uma gestão eficiente de recursos e custos, manter um bom clima
organizacional, impulsionar o desenvolvimento pessoal e profissional, além de
tantas outras responsabilidades, sua preocupação com o capital humano aumentou
consideravelmente nestes últimos tempos. Garantir o bem-estar e a segurança dos
seus colaboradores é sua prioridade número um, indiscutivelmente.
Toda a rotina do setor de RH foi impactada e os gestores
precisaram agir rapidamente:
- Reformular, do dia para a noite, processos envolvendo questões
de natureza trabalhista e administrativa;
- Incorporar as exigências advindas das mudanças expressivas
na legislação (criação de medidas provisórias visando diminuir os impactos da
crise no desemprego e garantir a sustentabilidade dos empregadores);
- Promover alterações nas condições de trabalho, como por
exemplo a adoção do home office envolvendo gestores, colaboradores, área
jurídica e de TI; e
- Propagar uma comunicação interna clara e eficiente por
meio de Intranet ou outras ferramentas digitais mais adequadas à realidade de cada empresa.
Além de implementarem todas essas medidas necessárias,
também fizeram e fazem ações para promover a relação de confiança recíproca
entre gestores e equipe, gerando engajamento, comprometimento, retenção de
talentos e assegurando índices de produtividade desejáveis. Fomentando,
efetivamente, uma gestão participativa e colaborativa.
E as mudanças continuam com a adoção de uma gestão digital de
RH que utiliza ferramentas de automação e softwares de inteligência artificial
para realizar atividades rotineiras e burocráticas de forma mais rápida e
objetiva, otimizando os processos.
Um exemplo é a utilização de plataformas de recrutamento e
seleção digitais, conhecidas como ATS (Applicant Tracking System) que podem traçar
o perfil ideal para determinada função, fazer a captação e triagem dos
candidatos, aplicar testes técnicos e comportamentais para avaliação de perfil,
além de analisar e selecionar os mais aptos por meio de indicadores gerados pelo
sistema.
O próximo passo é a Entrevista On-line dos candidatos
selecionados e, ao ser aprovado, a tecnologia segue oferecendo subsídios para a
admissão e integração remota: o novo colaborador pode fazer o upload dos
documentos pessoais, assinar digitalmente o contrato de trabalho e conhecer a nova
cultura organizacional por meio de uma plataforma educacional virtual e/ou com
o apoio de equipes multidisciplinares totalmente on-line.
Todo este cenário potencializou algumas tendências:
1- Novas formas de trabalho com contratos, regras e jornadas
mais flexíveis;
2- Remanejo de áreas, cargos e benefícios;
3- Formulação de processos cada vez mais digitais;
4- Continuidade do trabalho remoto;
5- Crescimento do empreendedorismo;
6- Aprendizado constante (lifelong learning);
7- Cultura organizacional mais humanizada;
8- Protagonismo da carreira nas mãos do profissional;
9- Pessoas com propósito de vida mais definido; e
10- Busca de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
O prefixo “re-” (reinventar, reformular, reprogramar) se
transformou em uma constante e este Mundo M.U.V.U.C.A (Meaningful, Universal,
Volatility, Uncertainty, Complexity and Ambiguity) é uma realidade e veio para
ficar.
Diante de todo esse cenário, é essencial que as empresas assimilem estas mudanças rapidamente e que os gestores de recursos humanos extraiam o melhor de seus colaboradores para que eles atinjam seu pleno potencial, gerando negócios de valor e criando impacto positivo em seus clientes.