Feedback, palavra originária da língua inglesa e incorporada
ao idioma português, é um instrumento utilizado para qualificação de
performance, bem como (re)direcionamento de rotas, cujo objetivo principal é
desenvolver as competências e habilidades desejadas de um profissional ou
equipe. Foca na medição de resultados, no desempenho e otimização de ações visando
a melhoria contínua.
Considerado como um espaço de diálogo entre gestores e
colaboradores, um momento de estímulo e encorajamento para a equipe encontrar
soluções criativas e adotar posturas proativas, compartilhando opiniões,
críticas e sugestões, fundamentado em fatos e dados. Serve para melhorar o
futuro e não para discutir o passado.
Este processo pode ser realizado tanto verbalmente como por
escrito e de duas formas distintas: estruturado ou formal - organizado
sistematicamente e com periodicidade pré-estabelecida; e pontual ou informal -
dependendo da situação, a fim de evitar o acúmulo de equívocos ou
desentendimentos que podem afetar o clima organizacional.
O feedback pode ser ministrado em grupo, fomentando o
espírito de equipe ao expor os pontos positivos e de melhoria de uma maneira
mais ampla, estreitando laços de respeito e companheirismo. Ou individual, para
assuntos particulares e específicos de cada colaborador, evitando exposição
desnecessária e demonstrando consideração com seus sentimentos e emoções.
Sempre deverá ser direto, contextualizado, exemplificado e
transparente, visando o aperfeiçoamento do profissional com muito respeito. Podendo
destacar pontos positivos de atuação ou sugerir melhorias no comportamento e desempenho:
- Feedback Positivo: reconhecimento pelo comportamento
adequado, alinhado com as responsabilidades assumidas, atingindo os resultados
esperados ou indo além das expectativas e metas. Traz satisfação pessoal e
profissional, validando a importância de um trabalho bem feito, motivando a
continuação desse desempenho e fortalecendo o engajamento. Pode ser realizado
em público ou em reuniões de equipe, expondo o sucesso e incentivando outros
colaboradores a seguirem o exemplo.
- Feedback Útil: também chamado de negativo ou de
desenvolvimento, é uma oportunidade de redirecionar ações e comportamentos ou pontuar
algo necessário para melhoria do desempenho. Precisa ser construído junto com o
profissional que o está recebendo, visando ampliar a possibilidade de abertura
para a aceitação do que está sendo dito. Deve ser realizado sempre em
particular, evitando julgamentos e utilizando uma linguagem apropriada. Ao
final, o colaborador precisa sentir-se encorajado, em condições de assumir o
compromisso de seguir as orientações propostas e ter o seu aprimoramento acompanhado
pelo fornecedor do feedback.
BENEFÍCIOS DO FEEDBACK
Os benefícios de um feedback bem estruturado são inúmeros,
tanto para a equipe como para a cultura organizacional da empresa:
- Inspira insights valiosos,
impulsionando os talentos do profissional;
- Potencializa as competências comportamentais para o futuro;
- Fortalece a integração da
equipe, com relacionamentos mais transparentes e de confiança mútua;
- Estimula a criação de um
ambiente mais harmonioso, colaborativo e participativo;
- Favorece a reflexão e a busca
constante de melhorias;
- Fomenta planos de ação,
alinhando as expectativas do negócio e do colaborador;
- Reduz conflitos,
desentendimentos, ruídos na comunicação e fofocas;
- Corrige erros e evita
retrabalhos;
- Diminui a taxa de turnover; e
- Aumenta a produtividade e a
lucratividade da empresa.
DICAS PARA QUEM IRÁ CONDUZIR UM FEEDBACK
1-
Prepare-se com antecedência, criando um roteiro
baseado em informações específicas e exemplos concretos: situação, dados,
comportamento assumido, ação desenvolvida, momento que ocorreu, impacto gerado;
2-
Reflita cuidadosamente sobre os fatos apurados e
qual será a linguagem mais adequada;
3-
O foco deve estar na performance e/ou nos
resultados obtidos, não no profissional;
4-
Determine o melhor momento e local para iniciar
a conversa, prevenindo interrupções;
5-
Evite falar em nome de pessoas ausentes ou
anônimas, não seja canal para as críticas de outros;
6-
Descreva a situação e o comportamento observado
sem fazer julgamentos, generalizações, exageros ou impondo rótulos;
7-
Explique qual seria o comportamento e/ou o
resultado esperado;
8-
Incentive o diálogo, praticando a escuta ativa e
demonstrando real interesse;
9-
Não interfira enquanto o outro se posiciona;
10- Valide
a sua percepção sobre o que a outra pessoa está sentindo e se ele está
assimilando corretamente todo o conteúdo;
11- Construam
juntos um plano de melhoria, com metas claras e prazos definidos; e
12- Faça
uma recapitulação dos principais pontos da conversa e termine com palavras de
incentivo.
DICAS PARA QUEM IRÁ RECEBER UM FEEDBACK
1-
Nunca, jamais leve para o lado pessoal e
desative o mecanismo natural de defesa;
2-
Conscientize-se de que todo feedback potencializa
o desenvolvimento profissional e pessoal;
3-
Faça uma autoavaliação dos pontos fortes e de
melhoria, resultados atingidos e comportamentos diante das situações
desafiadoras;
4-
Seja receptivo com todas as questões abordadas,
principalmente com as desagradáveis;
5-
Escute com atenção, sem interromper, se
justificar ou fazer suposições do que virá a seguir;
6-
Peça detalhes e exemplo de situações específicas
que levaram àquela percepção;
7-
Se necessário peça um tempo para refletir, evite
reagir emocionalmente buscando culpados e desculpas;
8-
Agradeça as colocações recebidas sobre a sua
performance e metas cumpridas;
9-
Baseie a sua argumentação em fatos e resultados
concretos, expondo o seu ponto de vista e buscando o entendimento mútuo;
10- Estabeleça
um plano de ação SMART e foque em resultados práticos;
11- Posteriormente,
reflita sobre o feedback que recebeu com tranquilidade, faça sua Análise SWOT Pessoal e tire o máximo de
aprendizado; e
12- Solicite
novos feedbacks, periodicamente, para ter certeza de que está no caminho certo.
Feedback é essencial para o desenvolvimento de uma trajetória de carreira de sucesso. Esta ferramenta tem o poder de alinhar expectativas, ampliar o autoconhecimento e maximizar o potencial de entrega de resultados positivos. Contribui também para que o profissional enxergue seu próprio progresso e compreenda seus pontos fortes, pontos que precisam ser aprimorados ou adquiridos rapidamente e como a sua função impacta nos objetivos de sucesso da empresa.
Depois desta leitura, espero que você já esteja preparando ou buscando o seu próximo feedback.