A dinâmica do mercado, a forma de consumir produtos e
serviços, a velocidade de produção, o alcance da comunicação, até mesmo as
prioridades e valores pessoais sofreram drásticas mudanças nos 2 últimos anos. Neste
contexto, as modificações no universo corporativo alteraram significativamente
a forma como nos relacionamos com o trabalho e com os outros.
A aceleração da transformação digital, fundamental para
seguir as regras do distanciamento social, impactaram de forma irreversível as
organizações. Entretanto, os investimentos maciços em ferramentas inovadoras
não garantiram a adaptação das empresas ao novo cenário. Foi preciso iniciar
uma mudança de cultura organizacional para que todos os envolvidos entendessem
e aderissem aos novos formatos.
Mais além, foi necessário alterar e implementar novos
processos, criar novas políticas e procedimentos, rever conceitos de gestão,
evoluir as habilidades técnicas e comportamentais dos colaboradores para
assimilarem as mudanças de maneira constante e progressiva. Infelizmente, a
pressão para alcançar resultados positivos foi tão grande que muitas empresas e
profissionais não suportaram e colapsaram.
Tudo isso despertou um novo mindset, mais ágil e resiliente,
capaz de encarar as mudanças de frente e buscar alternativas mais criativas e
assertivas para garantir as conquistas ao longo do caminho. A valorização do
capital humano, a quebra de conceitos enraizados e o alinhamento de propósitos (individual,
do time e da organização) se tornaram primordiais para o sucesso coletivo.
Como todo início de ano, muitas tendências são apresentadas e previsões realizadas. Preparamos este compilado de pesquisas feitas por instituições renomadas globalmente e localmente, para que juntos possamos expandir nosso conhecimento em relação a Estratégia, Liderança e Cultura.
Destacamos os pontos mais relevantes para o desenvolvimento organizacional:
Flexibilidade no trabalho – retorno ao presencial com
horários flexíveis, trabalho híbrido, home office, CLT ou PJ, trabalho
freelance e pontual, o foco principal está na capacidade de entrega do
profissional e seu desempenho em atingir os resultados determinados. A ascensão
do trabalho remoto e PhyDigital (ambiente físico e digital) chacoalhou a
hierarquia das necessidades e o estilo de liderança. Entender e atender essas novas
necessidades impacta, diretamente, no sucesso da organização.
Work from Anywhere – como parte das mudanças
culturais, sociais e tecnológicas que vem acontecendo no mundo, com o
amadurecimento do trabalho remoto e a expansão das fronteiras trabalhistas,
praticar uma atividade profissional de qualquer lugar do planeta vem ganhando
cada vez mais força. Desenvolver uma cultura organizacional que integre toda a
potencialidade deste modelo de trabalho é um dos grandes desafios.
Employee Experience – processos e pessoas, sistemas e
comportamentos, interações e sentimentos, tudo isso faz parte da experiência do
colaborador em sua jornada profissional dentro da empresa. Promover ações que
visam o crescimento e o bem-estar, tanto no ambiente físico como no ambiente
cultural, fortalece o engajamento e a performance, contribui para atração e
retenção de talentos e gera mais valor ao negócio. Além disso, melhora o estilo de vida
profissional e diminui a possibilidade de desenvolvimento de doenças
ocupacionais.
Diversidade além da reputação – a multiplicidade é
inerente a nossa existência. Por isso, é essencial criar oportunidades de forma
igualitária, rompendo estereótipos relacionados a idade, etnia, nacionalidade,
gênero, condições físicas, culturais e etc. Ao mesmo tempo, sensibilizar
líderes e colaboradores para transformar o ambiente de trabalho em um lugar
melhor para todos, sem exceção. Ou seja, promover ações focadas em inclusão e equidade
é vital para a sustentabilidade e o futuro da organização.
Responsabilidade Social – não apenas como algo
estratégico para melhorar a imagem do negócio. Pelo contrário, deve ser uma
ação efetiva, vinculada aos pilares institucionais da organização. É uma forma
de se posicionar no mercado, abraçando importantes causas sociais que impactam
positivamente a comunidade e melhoram a saúde física e mental da população.
Simultaneamente, promovendo o senso de pertencimento de todos os colaboradores.
Upskilling – termo utilizado para o aprimoramento das
competências dos colaboradores e ampliação de sua autonomia. Detectar essas
competências, entender seus pontos fortes e ativamente desenvolvê-los por meio
do conceito de Lifelong Learning (aprendizado para toda a vida) é um
investimento com grande potencial de retorno, tanto para a empresa como para o
profissional. É um estímulo para a aprendizagem intencional.
Capacitação de Líderes – com um papel fundamental no
desenvolvimento do capital humano, principalmente no atual cenário de grande
competitividade e mudanças constantes, aprimorar o conhecimento e as
habilidades dos líderes produz um efeito cascata de melhorias na organização
como um todo. Um dos principais desafios a ser enfrentado é gerenciar o time de
forma humanizada e inovadora, despertando o melhor de cada um para atingir alta
performance. Bem como, fortalecer a capacidade de delegar e se
autogerenciar.
Feedback contínuo – fomentar o entendimento, a
transparência e a sintonia entre empresa, líderes e equipes. Desenvolvendo um processo
de ideação, aplicação e devolutiva para conectar os profissionais e deixar para
trás as impressões subjetivas e pessoais. Promover feedbacks gera alinhamento e
melhora a comunicação, além de fazer parte do conceito HCM (Human Capital
Management) onde o capital humano é totalmente valorizado.
Universidade Corporativa – criar uma instituição de educação interna, oferecendo treinamentos, cursos e workshops se tornou uma ferramenta estratégica para potencializar o aprendizado e o desenvolvimento dos colaboradores. Os e-learnings (conteúdo online) se mostraram eficazes e práticos, e o uso da criatividade no desenvolvimento de Campanhas de Aprendizagem é um diferencial, podendo incluir: ações interativas, vídeos curtos, infográficos, jogos orientados, cafés online, grupos de estudos, entre tantas outras opções.
Assista ao Webinar: Estratégia, Liderança e Cultura ministrado
pela Mônica Silveira.
Além dos tópicos abordados acima, as pesquisas também destacam essas tendências:
Automação de Processos – a digitalização e automação
de processos tornou vários setores das empresas mais estratégicos e menos
operacionais. A obtenção de dados atualizados ampliou exponencialmente a
velocidade das tomadas de decisão e a previsibilidade. Além de melhorar o
aproveitamento dos recursos e aumentar a produtividade, agregando mais valor ao
core business do negócio e aos clientes internos e externos.
Softwares All-in-one – a digitalização dos processos
não é mais uma alternativa para aumentar a produtividade, ela é uma necessidade
para que a empresa consiga ser sustentável em diferentes contextos de trabalho.
Cada vez mais sistemas estão sendo desenvolvidos com a capacidade de
centralizar informações, integrar e agilizar os processos do dia-a-dia.
People Analytics – coletar, integrar, processar e
avaliar as informações referentes aos colaboradores, captadas por sistemas
especializados que, por meio de IA (Inteligência Artificial), auxiliam as tomadas
de decisão baseadas em dados. Com o uso de indicadores de desempenho bem
determinados é possível compreender perfis, padrões de comportamento e quão
motivados, produtivos e eficientes estão os colaboradores.
Gamificação - recurso bastante utilizado por ativar
conexões cerebrais, facilitando a retenção das informações por meio dos
mecanismos de prazer e recompensa, com o intuito de alcançar resultados e
objetivos específicos. Traçar um plano de implementação, com metas,
acompanhamento e mensuração de resultados, permite ampliar a adesão e o
engajamento dos colaboradores na jornada de aprendizado e na entrega de
resultados positivos.
Cibersegurança – volumes consideráveis de informações
confidenciais e dados pessoais são coletados minuto a minuto, desde o envio de
mensagens em chats corporativos até a gestão da folha de pagamento. Garantir a
privacidade, proteção e integridade desses dados é imprescindível. Estar em
conformidade com as diretrizes da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e,
efetivamente, propiciar a segurança cibernética evita qualquer tipo de
inconveniente jurídico.
Compliance e Legislação Trabalhista – é necessário se
adaptar às mudanças estruturais e legislativas para manter a organização em
conformidade. Benefícios flexíveis, férias fracionadas, regulamentação do
trabalho remoto, marco regulatório trabalhista infralegal e Medidas Provisórias
estão em constante mudança devido as incertezas do mercado e da saúde pública
global.
Como você e seu time estão vivenciando este contexto?
Forte abraço,
Luci Franco
Marketing We4You.
Para quem quiser se aprofundar ainda mais, segue as referências dos tópicos abordados:
ManpowerGroup – Relatório resumido
do “Índice da Força de Trabalho Total 2021” e E-book sobre o Futuro do Trabalho
https://workforce-resources.manpowergroup.com/white-papers/2021-total-workforce-index-summary-report
https://home.manpowergroup.com.br/pt-br/ebook-futuro-do-trabalho-20-tendencias
Harvard Business Review – 11 Tendências que Moldarão
o Trabalho em 2022 e Insights Estatísticos para Gerenciar Talentos
https://hbr.org/2022/01/11-trends-that-will-shape-work-in-2022-and-beyond?language=pt
https://hbr.org/2018/11/better-people-analytics
PWC (PricewaterhouseCoopers) – Pesquisa “Informações
Globais do Consumidor” e Força de Trabalho do Futuro
https://www.pwc.com/gx/en/industries/consumer-markets/consumer-insights-survey.html
https://www.pwc.com/gx/en/services/people-organisation/publications/workforce-of-the-future.html
Delloitte – Tendências do Capital Humano
https://www2.deloitte.com/us/en/insights/focus/human-capital-trends.html
Gartner – Tendências e Prioridades para 2022
https://www.gartner.com/en/human-resources/trends/top-priorities-for-hr-leaders
Microsoft – Índice de Tendências
do Trabalho
https://www.microsoft.com/en-us/worklab/work-trend-index/hybrid-work
Kornferry – Futuro das Tendências do Trabalho 2022
https://www.kornferry.com/insights/featured-topics/future-of-work/2022-future-of-work-trends
LinkedIn – Tendências Globais de Talentos 2022
Mercer – Tendências Globais de Talentos 2022
https://www.mercer.com/our-thinking/career/global-talent-hr-trends.html
HR Executive – Tendências que Irão Moldar o Trabalho
em 2022
https://hrexecutive.com/beyond-the-great-resignation-7-trends-that-will-shape-work-in-2022/
HR Trend Institute – Tendências para 2022, da Adaptação
à Transformação
https://hrtrendinstitute.com/2021/11/22/10-hr-trends-for-2022-from-adaptation-to-transformation/
Forbes – Desenvolvimento de Líderes em 2022
Entrepreneur – 5 Tendências de Liderança
https://www.entrepreneur.com/article/394490
Fastcompany – 4 Tendências de Liderança a Serem Observadas
em 2022
https://www.fastcompany.com/90704896/4-leadership-trends-to-watch-in-2022
FEA/USP e FIA – Pesquisa sobre Home Office
Revista VocêRH – 5 Tendências de Gestão de Pessoas
para 2022
https://vocerh.abril.com.br/futurodotrabalho/5-tendencias-de-gestao-de-pessoas-para-2022/
Revista Exame – 8 Tendências para o Futuro do RH
https://exame.com/bussola/conheca-oito-tendencias-para-o-futuro-do-rh/
Gupy – Tendências de RH 2022
https://www.gupy.io/blog/tendencias-rh-2022
Great Place to Work – Webinar sobre Tendências de
Gestão de Pessoas em 2022
https://www.youtube.com/watch?v=h3_u8J1tEjU
Mckinsey – Uma Série de Insights
https://www.mckinsey.com.br/our-insights/great-attrition-or-great-attraction-the-choice-is-yours
https://www.mckinsey.com.br/our-insights/resilience-the-whole-company-fitness-challenge
Oracle – Al@Work Insights
https://www.oracle.com/events/virtual-summits/cloud-hcm/ai-at-work/