Temos o
prazer em compartilhar a conquista do novo posto de Fausto Clemente. Nós
conquistamos a sua amizade e sua nova empresa um excelente profissional! A
transição de carreira dele foi um verdadeiro trabalho em equipe e nós todos
ficamos muito felizes! Fazer a diferença para ele e toda sua família é o que
nos move. E se tem algo que contribuiu para que isto acontecesse foi a sua
dedicação em todo o processo. Fausto foi um grande Protagonista!
Em seu
relato, durante o processo seletivo e após sua contratação, Fausto enaltece que
o trabalho da We4you foi primordial para poder se adequar às demandas que o
mercado exige. Visto que um serviço de Outplacement bem-feito nos mostra muitas
oportunidades em trabalhar alguns pontos cruciais que não identificamos
sozinhos. Nos fornece dicas que aumentam nossa chance de recolocação.
Muitas
etapas envolvem um processo de assessoria de Transição de Carreira /
Outplacement, mas uma em especial que gostaria de engrandecer é estar preparado
para uma breve apresentação, seu discurso de posicionamento ou seu “Elevetor Pitch”, como preferir chamar.
A pandemia nos trouxe novos desafios e a importância de novos contatos via LINKEDIN tornou-se fundamental no processo. Seu breve discurso de apresentação e seu posicionamento poderá ser um fator decisivo para seguir adiante. Você já elaborou sua auto apresentação? Já refletiu sobre qual é sua marca pessoal ou qual imagem as pessoas devem ter de você?
Lembre-se: quanto mais você fortalece seu processo de networking, mais visibilidade terá, mais as pessoas te associarão à solução de problemas por meio das suas competências. Os objetivos são: deixar uma marca pessoal, dizer quem você é, o que você conhece e que problemas você resolve. Estabelecer conexões. Fazer com que as pessoas queiram saber mais sobre você.
É preciso passar confiança sem arrogância, ter brilho nos olhos, perseverança, cativar o outro, manter a alta energia e o entusiasmo. As premissas básicas são: Informar, ser breve e objetivo, gerar valor, interagir, trocar. O objetivo não é simplesmente ‘se vender’, mas estabelecer uma conexão duradoura.
A estrutura do discurso deve conter: dados Pessoais, formação acadêmica e experiência profissional – passagens relevantes. Seu momento atual, diferenciais e expectativas de futuro. É fundamental escutar mais e falar menos, assim você terá as informações que a empresa necessita. Importante, após o seu discurso, se houver espaço, pergunte sobre o trabalho do outro e ouça atentamente.
Na sua comunicação, cuide para não cometer vícios de linguagem que possam comprometer a qualidade da sua mensagem. Quanto mais rápido adaptar-se ao momento, às novas formas de interação, maior serão as suas chances.