Nós, da We4You, tivemos a grande satisfação em dar o suporte a Crislaine Santos para impulsionar o seu processo de Recolocação Profissional.
Como Consultora de Carreira e Mentora deste processo, compartilho que, além do autoconhecimento e simulado de entrevistas, as ações que a Crislaine desenvolveu junto a sua rede de relacionamento (networking) foram fundamentais para sua rápida recolocação. Aliás, foi surpreendente, em um mês ela já estava recolocada!
Crislaine nos presenteou com este depoimento: “A We4You ajudou a me conhecer melhor como profissional e conhecer as empresas. A simulação da entrevista foi perfeita. Foi ótimo o aprendizado”.
Parabéns Crislaine e sucesso em sua carreira profissional, tenho certeza que sua trajetória será repleta de conquistas.
Falando em Networking, este é um módulo muito importante da trilha que percorremos com nossos clientes nos programas de Outplacement, Recolocação Profissional e Transição de Carreira. Estatísticas de consultorias especializadas em mercado de trabalho indicam que entre 70% e 80% das novas colocações profissionais são obtidas por intermédio de networking.
Quanto maior for a rede de contatos desenvolvida e estabelecida, maior será a possibilidade de se conseguir uma boa recolocação, realizar bons negócios, obter informações e várias outras vantagens.
Incentivamos muito nossos clientes a avaliarem como estão gerenciando a sua rede de relacionamento, pois esta gestão tem que ser diária e ativa. Vale lembrar que networking não é para ser feito somente quando perdemos o emprego. Fazer networking é relacionar-se comutras pessoas e estabelecer vínculos através de atitudes genuínas, possibilitando a troca de informações, experiências e conhecimento, beneficiando a todos.
Segue algumas dicas importantes:
1 - Mantenha seus dados pessoas atualizados em todas as redes sociais para facilmente ser encontrado;
2 - Cuide de sua imagem e se posicione de forma profissional;
3 - Desenvolva sua marca pessoal interagindo de formativa ativa e frequente, trocando e recebendo conhecimentos;
4 - Gere valor se relacionando de forma genuína e verdadeira, ajudando as pessoas sem esperar nada em troca;
5 - Crie uma estratégia, defina objetivos e selecione empresas de seu interesse;
6 - Construa e mantenha uma boa rede de contatos buscando por pessoas que já passaram por sua vida e trajetória profissional;
7 - Participe de cursos, eventos, webinars e grupos de estudos de forma online e off-line;
8 – Deixe a timidez e orgulho de lado e seja paciente.
E, além dessas dicas, não podemos nos esquecer da ferramenta poderosa que é o LinkedIn. Uma plataforma que proporciona estabelecer e desenvolver o networking de forma efetiva, fortalecendo os relacionamentos profissionais.
Networking é atitude! Bora fazer networking?
Um abraço,
Margarete Rocha
Diretora Associada