Como é bom celebrar conquistas e nós da We4You gostamos de comemorar cada vez que temos um cliente recolocado. A forma que escolhemos para isto é compartilhando um pouco de como foi o processo de recolocação e aprendizados de nossos clientes, servindo de utilidade para todos os profissionais que nos acompanham e estão passando por este momento.
Sempre que inicio um novo cliente fico entusiasmada em conhecer a história de vida, entender como faz a gestão da sua carreira, suas ambições, seus aprendizados, feedbacks recebidos. São histórias da vida real, cheias de emoções, altos e baixos, certezas e incertezas e descobertas.
Para mim é um privilégio fazer parte de um pedaço desta história, poder impulsionar, orientar e assessorar em todas suas necessidades. Mas sabemos que isto é uma pequena parte, pois o caminho é único e individual e depende muito mais do meu cliente.
E com nosso cliente Marcelo Santos foi assim, pude ver que ele é um grande protagonista.
Nós conquistamos a sua amizade e sua nova empresa um excelente profissional. Foi um projeto bem bacana e fazer a diferença para ele e toda sua família é o que nos move.
Entrevista com Marcelo Santos
1) Marcelo conte para nós, qual foi o grande diferencial para que você conseguisse obter sua tão desejada recolocação?
Acho importante estabelecer rotinas e focos de estudo e de procura de uma recolocação. Este tema foi uma das melhores assessorias que obtive da We4You. Pude me organizar e estar em paz comigo mesmo, sabendo que não teria condições de dedicar 24h para isto. Eu aprendi a separar a minha dedicação à procura do novo emprego com cuidados com a minha saúde física e mental, estudo de inglês, lazer e ócio sem culpas...
2) Durante este período quais foram seus maiores dificultadores / obstáculos que encontrou e o que fez para superá-los?
Tanto o marketing pessoal como o networking profissional são desafios para pessoas tímidas, como eu. É particularmente difícil para mim apresentar minhas habilidades, conquistas e potencial. Considero muito sutil, tênue, a distância entre a prepotência, soberba, arrogância, vaidade de uma autodeclaração dos meus diferenciais e pontos fortes. Me preocupo e cuido para transmitir uma boa imagem pessoal. Talvez eu ainda não tenha encontrado um formato adequado para isto, alinhado aos meus valores pessoais e estou sempre atento para não negligenciar estes aspectos tão importantes para a minha carreira.
3) Como um candidato participando de processos seletivos, qual foi sua percepção e o que tem para nos dizer?
Tive que ter muita paciência para aplicar em sites de empresas e portais de emprego. Minha percepção dos portais e plataformas de emprego é a de que divulgam vagas antigas (repetitivas), que já foram preenchidas, simplesmente para manter “audiência”.
Em meus processos seletivos, poucas empresas retornaram com informações sobre o encerramento do processo. Entendo que deva ser um desafio gigante para as empresas que publicam vagas estarem aptas a dar o retorno, positivo ou não, para os candidatos, mas esse ponto me atingiu bastante.
Quando estava num processo seletivo, seguindo uma vaga, isto tornou notório. Me fez desacreditar de muitas vagas e de muitas empresas. Ainda assim, entendo (LinkedIn) ser a melhor ferramenta de busca para profissionais. Guppy só deve ser bom para recrutadores, pois é horrível a interação por parte do candidato.
Há candidaturas que exigem preenchimento de banco de dados que considero totalmente ultrapassada, só serve para estressar o candidato e as informações são irrelevantes. Ex.: se insiro uma formação acadêmica ou profissional, há campos obrigatórios de preenchimento com dia, mês e ano de início e de final da formação. Não entendo que o dia de início ou de final, seja em algum momento do processo, relevante. Banco de dados mal formatado.
4) Gostaria de deixar algum depoimento sobre nós?
Eu não conhecia como funcionava um processo de assessoria em recolocação de carreira e a We4You me apoiou brilhantemente. A equipe da We4You estava ao meu lado para me apoiar e me preparar para todas as etapas dos processos de candidatura, aplicação a vagas, reformulação de currículo e LinkedIn. Preparação para entrevista e protagonismo. Foi bom.
Saio fortificado deste processo. Aprendi muito sobre esta fase de transição de carreira e sobre mim mesmo. Graças a todo o apoio técnico e emocional recebido, finalmente estou recolocado.
Marcelo o grande diferencial para você ter conseguido sua recolocação foi seu equilíbrio, harmonia e perseverança. Foi muito gentil conosco e parceiro. Rapidamente entendeu seu papel no processo e assumiu o controle do seu processo de recolocação. Fiquei admirada em ver seu conhecimento técnico e como se conectou com o mercado.
Desejamos muito sucesso e conte conosco sempre que precisar.
Christianne Sauá Fundadora e Diretora Associada