O termo SWOT é uma sigla formada pelas iniciais de: Força (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Antes de iniciar a definição dos seus objetivos de carreira, é importante fazer uma análise das Oportunidades e Ameaças à sua carreira (Fatores externos) e de suas Forças e Fraquezas (Fatores internos) usando a análise de SWOT.
Por ser uma ferramenta de utilização fácil e simples, a SWOT é utilizada em vários tipos de análise de cenários, como, por exemplo: busca de recolocação no mercado de trabalho, mudança de empresa, promoção, entre outros.
Considere todas as competências e capacidades atuais e futuras requeridas pelo ambiente de trabalho e avalie sua atual situação em quesitos como: experiência, formação, especialização, região, conhecimentos, mercado.
Dedique-se com empenho à sua análise SWOT, pois isso ajudará na definição de suas ações, fortalecendo os pontos fortes, identificando e corrigindo ao máximo, os seus pontos fracos, explorando as oportunidades e contendo as ameaças.
Análise do próprio potencial fortalece uma conversa de Feedback:
> FORÇAS: Características e situações pessoais que facilitarão a realização dos objetivos de carreira
> FRAQUEZAS: Características e situações pessoais que dificultarão a realização dos objetivos de carreira
Análise do ambiente: Situação atual e tendências
> OPORTUNIDADES: Situações ou eventos do ambiente (mercado) que facilitarão a realização dos objetivos de carreira
> AMEAÇAS: Situações ou eventos do ambiente (mercado) que dificultarão a realização dos objetivos de carreira
Agora monte a sua análise SWOT, mãos à obra!